São João Batista visita Joinville

16/10/2015

No início de setembro deste ano foi realizada em São João Batista reunião para discutir alternativas para valorização, qualificação e comercialização de produtos agropecuários de pequenos produtores do município, que no momento se encontram a margem do comércio formal, acarretando-lhes uma série de dificuldades.

 

Realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, a reunião foi uma iniciativa da presidência da Comissão Permanente de Agricultura, Indústria e Comércio da Câmara de Vereadores de São João Batista (SJB), preocupada com o êxodo rural e seus reflexos no estilo de vida da comunidade.

 

Nessa ocasião estiveram presentes mais de 20 agricultores, além do próprio Presidente da Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio da Câmara de Vereadores, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Secretário de Desenvolvimento do município, bem como o Secretário da Agricultura, o Extensionista do Escritório Municipal da Epagri, o  Coordenador do INPI em Santa Catarina e representante da Rede de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável: Patrimônio Cultural e Indicação Geográfica (Rede de Cooperação).

 

Como um dos encaminhamentos da reunião, foi definida a realização de uma visita a Joinville para que os agricultores pudessem conhecer o caso da Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAAR) e da Marca Coletiva AJAAR.

 

Nesse sentido, o representante da Rede de Cooperação, o Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara de Vereadores de SJB o e Extensionista da Epagri lotado em SJB ficaram responsáveis por organizar o encontro.

 

E no dia 16 de outubro cerca de 35 agricultores, mais o Presidente da Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio da Câmara de Vereadores de SJB, o Vice-prefeito, o Secretário Municipal da Agricultura de São João Batista, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João Batista, o Extensionista do Escritório Municipal da Epagri de São João Batista, representante da ALESC, o Coordenador do INPI em Santa Catarina, representante da Universidade da Região de Joinville (Univille) e o representante da Rede de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável: Patrimônio Cultural e Indicação Geográfica, chegaram a Joinville por volta das 9h30 para cumprir a agenda previamente preparada.

 

Período Matutino

Café da Manha de Recepção aos Visitantes de SJB.

Exposição sobre Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAAR): Histórico, objetivos, metas, associados, crescimento, ações de valorização da agricultura etc.

Marca Coletiva AJAAR: Histórico, volumes de comercialização etc.

 

Intervalo para Almoço 

 

Período Vespertino

Visitas a Produções

Produção Artesanal de Melado e Turismo Rural

Produção de Mandioca e sua Manipulação para aumentar valor agregado para venda

Panificação de Produtos Tradicionais para aumentar a renda de Agricultores

 

A visita foi um sucesso, demonstrando aos visitantes de São João Batista as possibilidades de acesso ao mercado decorrentes da correta utilização e gestão de uma Associação e de uma Marca Coletiva.

 

Ao final da Programação os visitantes retornaram a São João Batista com muitas ideias e novas possibilidades em seus horizontes.

 

Fonte: Arquivo próprio.

 

 

 

 

 

Please reload

Destaques

Encontro da Rede de Cooperação em Corupá

10/02/2017

1/8
Please reload

Recentes