top of page

Reunião da Rede de Cooperação

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Auditório do Bloco da Biblioteca Universitária da FURB em Blumenau (SC), a "Rede de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável: Patrimônio Cultural e Indicação Geográfica" realizou encontro no âmbito das discussões do "Projeto Queijo Kochkäse", e com o propósito de convergir ações para a estruturação da Rota do Leite nos três estados da macrorregião Sul do país, o Ministério da Integração Nacional participou do encontro e coordenou reunião especifica sobre a "Rota do Leite em Santa Catarina".


No primeiro dia foi feita apresentação sobre o estágio atual do "Projeto Queijo Kochkäse", projeto esse destinado à valorização, preservação e regularização desse produto que é traço característico da cultura do povo catarinense.


Marian Natalie Meisen (FURB) fala sobre o "Projeto Queijo Kochkäse"

Marian Natalie Meisen (FURB) fala sobre o "Projeto Queijo Kochkäse".

Fonte: Acervo próprio.


Na sequência foi realizada Reunião da Comissão de Organização do Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e Mostra de Produtos Tradicionais, com a participação de todos os presentes, encerrando as atividades do primeiro dia.


Já o segundo dia, sob a coordenação do Ministério da Integração Nacional, foi dedicado integralmente às discussões sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelos mais variados atores em relação a cadeia leiteira em Santa Catarina.


O objetivo do Ministério da Integração Nacional, com esse diagnostico foi o de visualizar as convergências para poder traçar um planejamento estratégico para o desenvolvimento do setor reunindo esforços para futuramente convergir às ações desses diversos parceiros federais, estaduais e municipais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em áreas promissoras (produtoras de leite), e ao mesmo tempo em regiões deprimidas economicamente, a fim de promover o desenvolvimento regional de forma coordenada, convergente e cooperada.


José Joaquim Carneiro Filho fala em nome do Ministério da Integração Nacional

José Joaquim Carneiro Filho fala em nome do Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Acervo próprio.


Na ocasião também contribuíram, entre vários outros, representantes do Programa SC Rural e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


O encontro foi um sucesso, pois contou com um público qualificado e interessado no tema. Acreditamos que as discussões irão se aprofundar e gerar bons resultados para a cadeia leiteira e para o desenvolvimento regional como um todo.


Abaixo disponibilizamos materiais de apresentação utilizados no encontro.




bottom of page