Reunião da Rede de Cooperação

26/2/2016


Nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Auditório do Bloco da Biblioteca Universitária  da FURB em Blumenau (SC), a "Rede de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável: Patrimônio Cultural e Indicação Geográfica" realizou encontro no âmbito das discussões do "Projeto Queijo Kochkäse", e com o propósito de convergir ações para a estruturação da Rota do Leite nos três estados da macrorregião Sul do país, o Ministério da Integração Nacional participou do encontro e coordenou reunião especifica sobre a "Rota do Leite em Santa Catarina".

 

No primeiro dia foi feita apresentação sobre o estágio atual do "Projeto Queijo Kochkäse", projeto esse destinado à valorização, preservação e regularização desse produto que é traço característico da cultura do povo catarinense.

 

Marian Natalie Meisen (FURB) fala sobre o "Projeto Queijo Kochkäse".

Fonte: Acervo próprio.

 

Na sequência foi realizada Reunião da Comissão de Organização do Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e Mostra de Produtos Tradicionais, com a participação de todos os presentes, encerrando as atividades do primeiro dia.

 

Já o segundo dia, sob a coordenação do Ministério da Integração Nacional,  foi dedicado integralmente às discussões sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelos mais variados atores em relação a cadeia leiteira em Santa Catarina.

 

O objetivo do Ministério da Integração Nacional, com esse diagnostico foi o de visualizar as convergências para poder traçar um planejamento estratégico para o desenvolvimento do setor reunindo esforços para futuramente convergir às ações desses diversos parceiros federais, estaduais e municipais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em áreas promissoras (produtoras de leite), e ao mesmo tempo em regiões deprimidas economicamente, a fim de promover o desenvolvimento regional de forma coordenada, convergente e cooperada.

 

José Joaquim Carneiro Filho fala em nome do Ministério da Integração Nacional.

Fonte: Acervo próprio.

 

Na ocasião também contribuíram, entre vários outros, representantes do Programa SC Rural e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

O encontro foi um sucesso, pois contou com um público qualificado e interessado no tema. Acreditamos que as discussões irão se aprofundar e gerar bons resultados para a cadeia leiteira e para o desenvolvimento regional como um todo.

 

Abaixo disponibilizamos materiais de apresentação utilizados no encontro.

 

Aliança Láctea - Dr. Airton Spies

MAPA - Lucas Fiuza de Moraes

MAPA (CIG) - José Carlos Ramos

MI - José Joaquim Carneiro Filho

NFSC - Prof. Dra. Ana Luiza B. Schogor

Planorte - Waldemiro Sudoski

Projeto Queijo Kochkäse - Marian Natalie Meisen

SC Rural - André Poletto

Cartilha Leite Saudável

 

 

Please reload

Destaques

Encontro da Rede de Cooperação em Corupá

10/02/2017

1/8
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo