top of page

Porto Wine Day

Mundialmente conhecido por sua história, tradição e qualidade, o Vinho do Porto está de aniversário! Data de 10 de setembro de 1576 a criação da primeira região demarcada e regulamentada do mundo, o Douro Vinhateiro.

Para comemorar esta data o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) promoveu pela segunda vez o Porto Wine Day, ação que contempla diversas atividades desde o início do mês até o próximo domingo (dia 13/9).

Entre os principais momentos, estão dois simpósios: o primeiro realizado no dia de ontem (10/9) na Alfândega e que contou com duas mesas "Douro 3.0 - Passado, futuro e questões pertinentes" e "Luxo - Esforço e estratégia".

E no dia de hoje, 11/9, foi realizado o simpósio "Wine’s role on the economy", na sede do IVDP. O evento contou com representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, da Associação de Empresas do Vinho do Porto, da Organização Mundial da Propriedade Intelectual e outras entidades portuguesas e internacionais ligadas ao vinho e à proteção das Indicações Geográficas (especialmente as denominações de origem), além de representantes de duas das mais emblemáticas regiões vitivinícolas do mundo, Champagne e Napa Valley.

Representante da Organização do Workshop Catarinense de Indicação Geográfica foi convidada e esteve presente no simpósio de hoje e saúda o IVDP pela iniciativa e pelo alto nível das discussões. Muitas observações feitas durante as falas certamente podem contribuir para o aprimoramento do contexto das Indicações Geográficas no Brasil.

Para mais informações sobre os oradores dos simpósios e outras atividades relacionadas ao Porto Wine Day, clique aqui.

Porto Wine Day

Fonte: Arquivo próprio.

No foto, da esquerda para a direita: Matthijs Geuze (World Intellectual Property Organization), Inês Vieira Lopes (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) Alberto Ribeiro de Almeida (Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto) e Riccardo Ricce Curbastro (European Federation of Origin Wines).

bottom of page