top of page

Novas perspectivas para Agricultores de São João Batista

Organizada pela Rede de Cooperação e pelo Escritório Municipal da Epagri de São João Batista, foi realizada na última sexta-feira, dia 11, uma capacitação para agricultores da região de São João Batista.


Entre os objetivos do encontro, buscou-se apresentar aos agricultores oportunidades para inserção diferenciada no mercado, especialmente através do trabalho coordenado de maneira associada e do uso de signos distintivos coletivos, como as marcas coletivas.


Também houve espaço para falas sobre boas práticas, uma vez que, para agregar valor a um produto ele precisa, em primeiro lugar, atender a regras básicas de produção.


Como palestrantes, o encontro contou com:

- José Carlos Ramos, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; - Liliana Locatelli, Doutora em Direito; - Adriana Tomazzi, da Empresa de Extensão Agropecuária de Santa Catarina (Epagri); e, - Jairo Pereira, da Vigilância Sanitária de São João Batista.


Os agricultores, especialmente as mulheres, demonstraram interesse em buscar alternativas de reposicionamento dos produtos tradicionais da região no mercado consumidor e consideraram a iniciativa um bom começo para alcançar tal objetivo. Lembraram, ainda, da visita que fizeram a Joinville e do funcionamento da AJAAR, que, desde já têm como modelo de sucesso.


Além dos agricultores, palestrantes e representantes da Rede de Cooperação, estiveram presentes: representantes do legislativo estadual (Emerson Mendes, chefe de Gabinete do Deputado Estadual Ismael dos Santos) e local (Gabriel Dias, Vereador e Presidente da Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio da Câmara de Vereadores de SJB); Lucélio Lucinda, Secretário Municipal da Agricultura de SJB; Ricardo Martins Bernardes, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Erlindo Mazera, Extensionista do Escritório Municipal da Epagri SJB. A Rede acredita que todas as instâncias devem trabalhar juntas para que boas coisas aconteçam!


O encontro foi finalizado com um delicioso café com produtos típicos da região oferecido por uma das participantes! Já estamos ansiosos pelas próximas conversas!

Fonte: Arquivo próprio.

bottom of page