top of page

Próxima reunião da Rede de Cooperação


Rotas de Integração Nacional

Fonte: Divulgação.

Nos dias 24 e 25 de fevereiro a "Rede de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável: Patrimônio Cultural e Indicação Geográfica" realizará encontro no âmbito das discussões do Projeto Queijo Kochkäse, em Blumenau.


E com o propósito de convergir ações para a estruturação da Rota do Leite nos três estados da macrorregião Sul do país, o Ministério da Integração Nacional irá participar do encontro e coordenará reunião especifica sobre a Rota do Leite em Santa Catarina no dia 25/02/2016.


Abaixo agenda completa do Encontro:

Dia: 24/02/2016 - Horário: 14h-18h

- Reunião da "Rede de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável: Patrimônio Cultural e Indicação Geográfica"

- Apresentação do Projeto Queijo Kochkäse

- Reunião da Comissão de Organização do Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e Mostra de Produtos Tradicionais


Dia: 25/02/2016 - Horário: 8h-12h e 14h-18h

- Reunião Preparatória da Oficina Macrorregional Sul: Rota do Leite - Santa Catarina


Local: Auditório Prof. Padre Orlando Maria Murphy, FURB - Campus 1 – Bloco H - Sala H-105 (Bloco da Biblioteca Universitária Entrada pela lateral do Prédio da Biblioteca Central), Rua Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca – Blumenau/SC.


O objetivo do Ministério da Integração Nacional é reunir esforços para convergir às ações de diversos parceiros federais, estaduais e municipais para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em áreas promissoras (produtoras de leite), e ao mesmo tempo em regiões deprimidas economicamente, a fim de promover o desenvolvimento regional de forma coordenada, convergente e cooperada. Assim, o Ministério solicitou que as instituições apresentem suas ações, no âmbito da cadeia produtiva do leite, a fim que seja possível visualizar as convergências para traçar um planejamento estratégico para o desenvolvimento do setor.


O Programa Rotas de Integração Nacional, no qual a Rota do Leite está inserida, é a estratégia de desenvolvimento regional do Ministério da Integração Nacional, cujo objetivo é a estruturação das cadeias produtivas priorizadas e a integração econômica das regiões menos desenvolvidas do país.


Para a Rota do Leite foi fechada parceria com a Embrapa para levantamento e mapeamento das produções de leite em todo o território nacional. Depois as informações foram cruzadas com os dados do Mapa da Tipologia da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), onde se encontram áreas de baixa renda e economias estagnadas, e onde foi feito o primeiro recorte para a pré-seleção dos potenciais polos de produção a serem trabalhados, com validação a cargo dos agentes estaduais. A ideia é selecionar os polos mais promissores de cada estado e construir, em conjunto, carteiras de projetos/ações a serem executadas para o desenvolvimento do polo. Neste sentido, o Ministério deseja contar com a parceria de todos no processo de desenvolvimento da Rota do Leite na região Sul do país.


Seguindo o encontro de fevereiro, o Ministério pretende realizar a Oficina Macrorregional Sul: Rota do Leite na primeira quinzena de abril (sugestão), para dar início aos trabalhos com os estados. Antes da Oficina, o trabalho será de articulação com os parceiros federais (Ex: MAPA, MDA, MDIC etc) e estaduais com o propósito de pactuar ações conjuntas. Entidade(s) da iniciativa privada que possua(m) representatividade na cadeia leiteira na região Sul também serão bem-vindas. No primeiro momento o Ministério pensa em envolver o projeto nas discussões a Aliança Láctea Sul Brasileira, onde estão presentes atores dos três estados envolvidos nessa temática. Na reunião de fevereiro esses e outros aspectos relevantes do projeto serão discutidos.


Fonte: Adaptado do convite oficial feito pelo Ministério da Integração Nacional.


Saiba mais: Acesse aqui o mapa das produções de leite, em âmbito nacional, com marcações das áreas de baixa renda, economias estagnadas e da faixa de fronteira em 2014.

Participem!!!

bottom of page